Quando procurar um Neurologista?

Neurologista_Joyce_Menezes_Artigo_sintomas

Compartilhe essa publicação.

Confira abaixo as principais causas que levam as pessoas ao Neurologista:

Dor de cabeça

A dor de cabeça pode ter diferentes causas. Entretanto, se apresentar algumas das seguintes características, você deve agendar uma consulta: presença de vômitos, alteração da visão, intolerância a luz ou barulho, piora da intensidade ou duração, dor que surge repentinamente ou piora com esforço, presença de convulsões ou fraqueza nos braços, ou pernas.

Alteração da memória ou confusão mental

Se sua memória começou a falhar ou está tendo mudança de comportamento ou dificuldade de comunicar, é importante agendar um neurologista para descartar doenças que acometem o cérebro como as demências ou quadros infecciosos.

Movimentos anormais

Problemas no movimento, como dificuldade para andar, movimentos involuntários, tremores ou posturas fixas, podem ser sintomas de uma doença neurológica. Vale a pena uma avaliação neurológica detalhada.

Fraqueza

Fraqueza em neurologia difere de cansaço ou dor muscular.  Você deve consultar um neurologista se sentir um rápido declínio na força muscular, especialmente em braços e pernas. Atenção: se o início for de forma abrupta, pode ser sinal de AVC e você deve procurar um hospital imediatamente!

Tonturas

Os neurologistas tratam a tontura que é um sintoma de vertigem ou desequilíbrio. A vertigem faz você se sentir como se você ou as coisas ao seu redor estivessem girando. Já o desequilíbrio é a dificuldade em manter o equilíbrio em pé ou caminhando.

Epilepsia e convulsões

Os sintomas das convulsões podem variar de olhar fixo a perda de consciência, movimentos bruscos dos braços e pernas, confusão ou perda de consciência. Você deve consultar seu médico para convulsões que aparecem repentinas ou sem causa óbvia.

Dormência ou formigamento

Dormência ou formigamento podem acontecer por muitas razões diferentes, algumas tão simples como ficar muito tempo sem alimentar ou ficar muito tempo em uma posição. No entanto, se essa dormência continuar, surgir de repente ou acontecer apenas em um lado do corpo, talvez seja hora de consultar um neurologista. Atenção: se o início for de forma abrupta, pode ser sinal de AVC e você deve procurar o hospital imediatamente!

Alteração do sono

Insônia, narcolepsia são algumas das alterações que podem refletir uma doença neurológica. Uma noite bem dormida é fundamental para uma vida saudável!

Sintomas neurológicos pós-covid 19

A medicina ainda tem aprendido sobre a COVID-19. Alguns sintomas que podem persistir são: dores de cabeça, alterações de memória, dificuldade para dormir.

AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das maiores causas de óbito no mundo. Após alta hospitalar é fundamental o controle com neurologista, para descobrir se há alguma causa identificável e evitar novos episódios.

Veja Mais

demência frontotemporal

Demência Frontotemporal

Essa condição neurológica pouco conhecida, pode surpreender você com seus sintomas incomuns e impactantes. Imagine perder a capacidade de controlar

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *